top of page

Amor Online: Como os Pais Podem Proteger Seus Filhos nos Sites de Encontro?

Atualizado: 21 de mar. de 2023


Com o aumento da tecnologia e a facilidade de acesso à internet, os adolescentes têm utilizado cada vez mais sites de encontro para conhecer pessoas. Embora possa ser uma ferramenta útil para encontrar amigos, não é difícil acharmos parceiros potencialmente perigosos. A análise feita aqui baseia-se em evidências estatísticas que reforçam a importância deste debate. Como os tutores podem ajudar os adolescentes a administrar o uso de sites de encontro de forma segura e responsável. De acordo com uma pesquisa recente do Pew Research Center, cerca de 30% dos adolescentes americanos usam sites de encontro ou aplicativos de namoro. Destes, 10% declararam ter encontrado pessoalmente alguém que conheceram online. Além disso, um estudo do Journal of Interpersonal Violence descobriu que adolescentes que usam sites de encontro têm maior probabilidade de experimentar violência em um relacionamento. Infelizmente, há muitos casos de adolescentes que se envolveram em situações perigosas ou até mesmo criminosos através de sites de encontro. Por exemplo, em 2019, um adolescente de 16 anos foi morto após marcar um encontro com alguém que conheceu no Snapchat. Em outro caso, um homem foi preso por abusar sexualmente de uma adolescente que conheceu em um site de encontro. Para ajudar os adolescentes a utilizar os sites de encontro de forma segura, os tutores podem adotar as seguintes medidas:

1. Conversar abertamente sobre os riscos;

2. Estabelecer limites claros para o uso dos sites de encontro, como horários e duração permitida.

3. Incentivar o adolescente a não compartilhar informações pessoais ou fotos íntimas com pessoas desconhecidas.

4. Ensinar o adolescente a reconhecer sinais de comportamento abusivo, como ciúme excessivo ou controle.

5. Aconselhar o adolescente a sempre marcar o primeiro encontro em um local público e informar a um amigo ou familiar sobre é o encontro.

6. Monitorar o comportamento do adolescente (online) e estar ciente dos sites de encontro que ele está usando, tenha claro para você e deixe claro para (o) a adolescente que isso não é invasão de privacidade e sim zelo;

7. Oferecer suporte e ajuda caso o adolescente se sinta desconfortável ou em perigo em uma situação de encontro.


Os sites de encontro podem ser uma ferramenta útil para os adolescentes, mas é importante que eles os utilizem de forma segura e responsável. Os tutores desempenham um papel importante na orientação dos adolescentes sobre como utilizar esses sites de forma segura. Conversas abertas, limites claros e monitoramento cuidadoso podem ajudar a proteger os adolescentes contra os riscos associados ao uso desses sites.

15 visualizações
bottom of page