top of page

Mudanças Sociais: Os homens hoje em dia pensam mais antes de se relacionar com as mulheres?


A relação homem mulher está passando por mudanças significativas ao longo dos anos. A forma como homens e mulheres interagem, se comunicam e se relacionam entre si evoluiu, e as razões para estas mudanças são multifacetadas. As mudanças sociais tiveram um impacto profundo nas relações homem mulher e os homens se tornaram mais seletivos quando se relacionam com as mulheres. Este artigo explora o contexto histórico das relações homem mulher, as mudanças sociais que tiveram impacto nas relações homem mulher, e como os homens são diferentes em suas relações com as mulheres hoje.

No passado, os homens eram as figuras dominantes na sociedade, e esperava-se que as mulheres fossem submissas e obedientes. Os homens eram os principais fornecedores e se esperava que as mulheres cuidassem do lar e das crianças. As expectativas da sociedade quanto aos papéis e normas de gênero eram rigidamente definidas, e qualquer desvio dessas normas era recebido com desaprovação e ostracismo. Neste contexto, as relações homem mulher eram hierárquicas, com homens no controle e mulheres em uma posição subserviente. As mulheres eram frequentemente objetivadas e vistas como propriedade, e suas vozes e opiniões não eram valorizadas. Os homens tinham a palavra final em todos os assuntos e não se esperava que considerassem os sentimentos ou necessidades das mulheres.

Mudanças sociais que afetaram as relações homem mulher

O empoderamento das mulheres tem sido uma das mudanças sociais mais significativas que têm impactado as relações homem mulher. As mulheres ganharam mais acesso à educação, emprego e poder político, e suas vozes estão sendo ouvidas. As mulheres se tornaram mais independentes e auto suficientes e não precisam mais dos homens para suprir suas necessidades. Este empoderamento desafiou os papéis e normas tradicionais de gênero e forçou os homens a repensar suas relações com as mulheres. Os homens não podem mais assumir que estão no controle ou que as mulheres são subservientes. Eles precisam considerar os sentimentos e opiniões das mulheres e tratar as mulheres como iguais. O declínio do machismo também teve um impacto nas relações homem mulher. O machismo é um conceito cultural que glorifica a masculinidade e incentiva os homens a serem dominantes e agressivos. O machismo tem sido associado à violência contra as mulheres e tem contribuído para uma cultura de masculinidade tóxica. Entretanto, o machismo está diminuindo lentamente, e os homens estão se tornando mais conscientes do impacto negativo que isso tem sobre as relações homem mulher. Os homens estão aprendendo a ser mais empáticos e menos agressivos, e estão tratando as mulheres com mais respeito. O papel do feminismo na redefinição das relações homem mulher não pode ser sobrestimado. O feminismo tem desafiado os papéis e normas tradicionais de gênero e tem defendido os direitos das mulheres e a igualdade. O feminismo tem encorajado os homens a estarem mais conscientes de seus privilégios e a reconhecerem as formas pelas quais eles se beneficiam do patriarcado. O feminismo também incentivou os homens a apoiarem mais as mulheres e a trabalharem juntos para alcançar a igualdade de gênero. Os homens estão agora mais propensos a ouvir as perspectivas das mulheres e a levar a sério as questões das mulheres.

Violência contra a mulher e seu impacto sobre as relações homem mulher

A violência contra a mulher tem sido um problema generalizado ao longo da história. As mulheres têm sido sujeitas a abusos físicos, sexuais e emocionais, e isto tem tido um profundo impacto nas relações homem mulher. As mulheres têm tido medo de falar contra seus agressores, e os homens têm sido capazes de escapar através do comportamento violento.

No entanto, as coisas estão mudando. A sociedade está se tornando mais consciente do problema da violência contra as mulheres, e há um movimento crescente para tratar desta questão. Os homens estão agora mais propensos a se manifestar contra a violência contra as mulheres e a apoiar as mulheres que foram vítimas de abusos.

A violência contra os homens também é um problema, e pode ter um impacto nas relações homem mulher. Os homens que foram vítimas de violência podem ser mais propensos a serem eles mesmos abusivos, e isto pode levar a um ciclo de violência. É importante abordar todas as formas de violência e trabalhar para uma sociedade onde todos sejam tratados com respeito e dignidade. As mudanças sociais tornaram os homens muito mais seletivos em suas relações com as mulheres. Os homens estão agora mais conscientes da importância do consentimento e do respeito nos relacionamentos, e têm menos probabilidade de se envolver em sexo casual. Os homens estão mais propensos a buscar relacionamentos significativos e a procurar parceiros com os quais compartilham valores e interesses.

Os homens também são mais atraídos pelas mulheres que são independentes e auto suficientes. As mulheres que têm suas próprias carreiras e interesses são vistas como mais desejáveis, e os homens são mais propensos a respeitá-las e valorizá-las.

A mídia social tornou-se parte integrante de nossas vidas, e teve um impacto significativo nas relações homem mulher. A mídia social mudou a maneira como interagimos uns com os outros e criou novas oportunidades para homens e mulheres se conectarem uns com os outros. A mídia social facilitou o encontro entre homens e mulheres e deu aos homens e mulheres mais opções quando se trata de relacionamentos. Ambos podem agora se conectar com pessoas de todo o mundo, e podem encontrar parceiros que compartilham seus interesses e valores. Entretanto, as mídias sociais também criaram novos desafios para as relações homem mulher. As mídias sociais podem ser um terreno fértil para o assédio e o abuso, e as mulheres ainda são o alvo principal quando homens procuram sexo casual ou querem exercer poder e controle sobre elas. De acordo com um estudo publicado no “Journal of Sex Research”, em geral, os homens são mais tolerantes a procurar encontros casuais para sexo do que as mulheres. No entanto, essa diferença não é tão grande quanto se poderia imaginar, os homens não são tão diferentes das mulheres em sua disposição para sexo casual. O estudo também mostrou que, quando as mulheres procuram sexo casual, elas tendem a ter critérios mais seletivos do que os homens em relação ao parceiro. Perceba que os costumes estão mudando a diversidade de gênero também prova isso.

A cultura de gratificação instantânea faz com que ambos sejam mais propensos a se envolver em sexo casual ou tratar um ao outro como objetos. Vale ressaltar que exceto a prostituição a "autonomia corporal" ou a "autodeterminação corporal" se referem ao direito de uma pessoa tomar decisões sobre seu próprio corpo, incluindo decisões relacionadas à saúde, sexualidade, reprodução e estilo de vida é frequentemente considerada um direito humano fundamental e é protegida por leis e convenções internacionais. Os artigos 06 e 17 do CIDCP (Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos), tem sido interpretado por magistrados do mundo todo como direito de uma pessoa ter sua "autonomia corporal".

Se você estiver lutando com seus relacionamentos, pode ser útil buscar ajuda profissional. Um Psicólogo pode ajudá-lo a navegar nos desafios das relações homem mulher e trabalhar para criar relações saudáveis e respeitosas. Não tenha medo de procurar ajuda se você precisar dela.

6 visualizações
bottom of page